O ser humano vai perder a capacidade de criação com a inteligência artificial

Hoje as informações estão disponíveis para o ser humano através de um clique na internet, no entanto, apenas alguns profissionais utilizam IA para auxiliar em sua criação, seja para trabalhar com imagens, texto, música etc. Com o surgimento de novas ferramentas de IA como ChatGTP, Bard, SR3, entre outras, qualquer usuário pode agora criar imagens, texto, música etc., o que leva uma reflexão se o ser humano irá perder a capacidade de criação.

Não é correto afirmar que a Inteligência Artificial fará com que as pessoas percam sua capacidade de criação. Hoje a IA pode ser utilizada como uma ferramenta para ajudar as pessoas a serem mais criativas e produtivas em sua área de trabalho e laser. Por exemplo, uma IA pode sugerir ideias, ajudar a filtrar informações e realizar tarefas, liberando tempo para que as pessoas possam se concentrar na criação em si. 

É importante destacar que apesar dessas novas tecnologias, a IA que utilizamos hoje é limitada em termos de criatividade e capacidade de pensar, principalmente quando a necessidade de pensar de forma diferente das formas padrões que permitem criar modelos e algoritmos. A criatividade humana é única e não existe similaridade, dessa forma a IA não tem como substituir completamente essa capacidade considerando as tecnologias disponíveis hoje.

Concluímos que a IA deve ser vista como uma ferramenta complementar à criatividade humana, e não como uma ameaça ou substituição dela. Quando utilizada racionalmente, a IA é um grande benefício para as pessoas em sua vida profissional e pessoal, uma vez que ela poderá acelerar na execução de tarefas diminuindo o tempo de finalização do processo criativo

marcio.paganucci@cognitives.com.br

Compartilhe:

Serviços

Últimas Notícias